22 de nov. de 2010

Alimentos que devem fazer parte da dieta dos diabéticos

- Cereais integrais: as fibras presentes nestes alimentos retardam a absorção de glicose, facilitando o controle da glicemia. Substitua os cereais refinados pelos integrais e consuma: arroz integral, pão integral, biscoitos integrais, quinua, amaranto e massas integrais. O farelo de aveia e a semente de linhaça também são indicados e podem incrementar sucos, vitaminas e iogurtes.

Farinha de Banana Verde: fonte de amido resistente, retarda os processos de digestão e
absorção. Assim, a glicose é absorvida mais lentamente, evitando picos glicêmicos e mantendo a glicemia controlada. Use-a em sucos, vitaminas e iogurtes ou utilizada na preparação de receitas de pães, bolos e cookies.

- Adoçantes: sdevem substituir o açúcar. Boas opções são a estévia e a sucralose, que podem ser utilizadas para adoçar sucos, chás, vitaminas e cafés. Para preparo de receitas de bolos, pães, biscoitos use adoçante para forno e fogão. Há ainda a opção de usar o agave, que possui baixo índice glicêmico, ou seja, aumenta a glicemia de forma lenta.

Hortaliças: são fontes de fibras, vitaminas e minerais, importantes para o bom funcionamento do organismo. Devem ser incluídos nas principais refeiçõe, para o controle das taxas de glicose. Recomenda-se iniciar as principais refeições pelo consumo de uma salada de vegetais crus.

Produtos sem adição de açúcar: fique atenta aos rótulos dos produtos e compre aqueles que vêm com a informação ’sem adição de açúcar ou zero açúcar’.

- Ficar atenta aos horários para se alimentar também é fundamental. Procure fazer de 5 a 6 refeições por dia, com o intervalo de três horas entre as refeições, evitando permanecer em jejum prolongado. Antes de dormir, faça uma refeição leve antes de dormir (iogurte desnatado, leite de soja ou tofu) e tomar café da manhã assim que acordar.

Fonte
: Thais Souza e Natalia Lautherbach – Nutricionistas da Rede Mundo Verde

0 comentários:

Postar um comentário






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares da Semana

AVISO IMPORTANTE!!! Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada!!!!