11 de abr de 2012

Dieta Petiscos: prefira os que vêm com casca

Petiscos: prefira os que vêm com casca

O simples ato de retirar a crosta que recobre a semente contribui para você se manter dentro do peso ideal

Petiscos: prefira os que vêm com casca
por Theo Ruprecht


Não, não vamos falar das substâncias presentes no rígido revestimento das amêndoas, castanhas e afins – até porque pouca gente comeria algo tão duro. Na verdade, a descoberta vem de uma área conhecida como psicologia alimentar. James Painter, expert no tema e professor da Eastern Illinois University, nos Estados Unidos, ofereceu pistache com casca a um grupo de voluntários, enquanto outros tinham à disposição a versão descascada.

No final, a primeira turma ingeriu porções mais singelas do grão – o número de calorias foi 41% menor. “É claro que o resultado pode ser expandido para outros petiscos, como amendoins”, avalia Painter. Entenda o motivo disso abaixo.

Restos da comilança
“As cascas que vão se acumulando na mesa dão a impressão de que a pessoa comeu bastante”, ressalta Painter. Sem o indicativo visual, a gente perde essa noção e corre um risco maior de abusar.

Um de cada vez

Tirar os pistaches de seu invólucro natural dá certo trabalho. “E, quanto maior o esforço para consumir um alimento, menor é a probabilidade de exagerar”, arremata Painter.

O passar do tempo
O cérebro precisa de 20 minutos para entender que o estômago está cheio. E, como descascar as sementes demora um pouco, esse período passa sem que tanta comida seja ingerida.

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