2 de nov de 2011

Globo Repórter - Pesquisadoras desenvolvem barra de cereais adorada pelas crianças

Edição do dia 28/10/2011 por Globo Repórter

Pesquisadoras desenvolvem barra de cereais adorada pelas crianças

Elas trouxeram uma novidade científica: uma barrinha de cereais muito nutritiva e que ainda pode ajudar quem quer perder peso.

Dulcinéia Novaes Rio de Janeiro


Mulheres na cozinha! E elas não estão lá para fazer uma receita qualquer. São nutricionistas. Pesquisadoras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Durante cinco meses, entre panelas e ingredientes, elas fizeram vários experimentos. Testaram dezenas de vezes uma mistura que aparentemente é comum, mas que traz uma novidade científica: uma barrinha de cereais muito nutritiva e que ainda pode ajudar quem quer perder peso.

A receita vai ao fogo:
- açúcar mascavo
- mel
- aveia em flocos
- farinha de linhaça
- farinha de aveia
- canela
- frutas secas

E um ingrediente de aparência semelhante à do açúcar que faz toda a diferença: “O pó branco é inulina industrializada”, esclarece a nutricionista Márcia Madeira, da UERJ. “Naturalmente, a gente encontra a inulina na chicória, é o que tem a maior quantidade. Ou na batata, que na realidade é conhecida no Brasil como batata yacon, mas ela não é uma batata, é uma fruta. Também tem no alho. O alho-poró também tem uma quantidade grande. Alcachofra, cebola...”

A inulina é muito rica em fibras solúveis. Quando chega ao estômago, absorve água e ganha volume. É como se tivéssemos comido uma porção muito maior. Quatro folhas de chicória com o talo - ou escarola, como é chamada em algumas regiões - tem inulina suficiente para deixar uma pessoa sem fome por até três horas.

“Vai te dar uma saciedade, vamos dizer assim, maior do que se você estivesse comendo quatro folhas de alface”, compara Márcia.

Trinta minutos de forno e a mistura testada pelas nutricionistas exala um cheirinho bom de canela que logo se espalha pelo ar. Para as pesquisadoras, é um alimento sem contra-indicações.

“Ela também pode ser usada por pessoas que tenham colesterol alto, triglicerídeos, porque vai ajudar. Pode ser usada por diabéticos também. Como a gente juntou uma quantidade de substâncias de fibras insolúveis, como aveia e linhaça, que têm outras propriedades funcionais, então é importantíssimo para idoso, para criança, para quem tem problema de constipação intestinal”, explica a especialista.

Crianças comendo frutas secas e cereais? Na hora do recreio, a mistura de sabores escolhida por elas é bem ao gosto da idade. Quantas guloseimas! Raro ver uma fruta no lanche da meninada.

Eles estão em idade de crescimento. O desgaste físico é enorme. Precisam repor as energias, o que só é possível com uma alimentação bastante nutritiva. Qual seria a reação deles ao experimentar uma barra de cereais, aparentemente igual às outras, mas que tem na composição a inulina?

Um grupo de alunos do Rio de Janeiro foi convidado para uma degustação no pátio da escola. A mesa é posta. E quem resiste a um docinho?

“Nessa barrinha tem mel e canela”, lista Antônio Faria, de 11 anos. “Ainda tem que ver.”

“Já percebi que é de banana, mas é muito bom”, elogia uma menina.

Gabriel Fortunato, de 10 anos e com ares de bom gourmet, dá detalhes de especialista: “É bem crocante também, é bem macio. É uma mistura. Tem uva-passa, canela, essas coisas. Aí deixa uma combinação doce. Ficou muito bom.”

Para as nutricionistas, a avaliação das crianças surpreendeu.

“A criança dá uma resposta muita boa porque quando eles não gostam do produto, falam que não gostaram.

A maior prova de que o produto foi aceito foi que eles comeram no mínimo três barrinhas cada um”, avalia a nutricionista Luana Limoeiro, da UERJ.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares da Semana

AVISO IMPORTANTE!!! Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada!!!!