28 de jun de 2011

Quer Emagrecer A dieta da sopa no jantar

Comer sopa no jantar, ainda mais no frio, é uma fórmula de sucesso para emagrecer. Aprenda então algumas sugestões de combinação e perca 4 kg em 20 dias!

Conteúdo do site Boa Forma
 
Tomar sopa no jantar ajuda a perder 4 kg em 20 dias
Foto: Getty Images

É fato: sopa no jantar é uma fórmula de sucesso para você emagrecer no inverno. À noite, o organismo reduz o ritmo das funções e, portanto, não precisa de tanta energia. Além disso, é um prato que espanta a fome rapidinho. "Consumida quentinha, ela aquece o corpo assim que cai no estômago, antecipando as mensagens de saciedade enviadas ao centro da fome", explica a nutricionista Maria Cecília Corsi, da Clínica Essencial Light, em São Paulo. Mas, para virar amiga da dieta, tem que ser leve e não pode vir acompanhada de pão, torrada, queijo ralado e outros ingredientes que pesam na balança.

A nossa sugestão é que você incremente com especiarias, como gengibre, pimenta e canela, que ressaltam o sabor sem acrescentar calorias. E o melhor vem agora: por terem ação termogênica (aceleram o metabolismo), dão à sopa o poder de queimar as gordurinhas!

Porém, a receita completa sempre deve combinar proteína magra (frango, quinua), carboidrato (macarrão e arroz integrais) e fibras (abóbora, rúcula). Aliás, quem não gosta de vegetais pode aproveitar a oportunidade para camuflar no caldo essa família de alimentos, importantes para manter o bom funcionamento do intestino. Procure acrescentá-los à sopa em pedaços para estimular a mastigação – outro mecanismo que faz você se sentir feliz com menos comida.

Ainda não está convencida? Aqui vão mais algumas razões para você virar fã do prato: a sopa mantém o organismo hidratado, pois tem bastante água, e é fácil de variar o sabor. Nossa sugestão é que você prepare uma boa quantidade de caldo básico, congele em porções individuais e crie uma sopa diferente a cada dia. Para não correr o risco de torná-la muito calórica, fizemos uma lista de alimentos que podem ser combinados do jeito que você preferir. Não tem erro: sua sopa vai ficar gostosa, completa, pouco calórica e com o poder de queimar calorias. É o máximo!

Caldo básico

Ingredientes
· 1 peito de frango grande (800 g) ou carne vermelha magra (coxão mole, patinho ou alcatra)
· 2 1/2 litros de água
· 2 cebolas cortadas ao meio
· 2 cenouras grandes em pedaços
· 1 tomate com pele e semente
· 2 talos de salsão
· 1 folha de louro
· 2 hastes de salsinha
· 3 grãos de pimenta-do-reino
· 1 col. (café) de sal

Modo de fazer
Corte o frango em cubos pequenos para que solte todos os nutrientes durante o cozimento. Coloque na panela de pressão com a água, a cebola, a cenoura, o tomate, o salsão, o louro, a salsinha, a pimenta e o sal. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando a válvula começar a apitar, cozinhe por mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar com a panela tampada. Retire o frango e guarde. Passe o caldo por uma peneira fina pressionando os legumes cozidos com uma concha. Distribua o caldo coado em cinco potes higienizados (cerca de 300 ml cada um) e congele. Use uma porção para preparar uma sopa diferente a cada dia. Deixe para ajustar o sal na finalização da sopa.

· Tempo de preparo: 20 minutos (+ o tempo de cozimento)

· Rende: 5 porções (300 ml cada uma)

· Calorias: 35

· Sugestão: se você gosta da sopa grossinha, bata os legumes com o caldo.

Combine os ingredientes e crie sopas diferentes

Para variar o sabor da sopa sem deixá-la calórica, escolha um alimento de cada grupo e junte ao caldo. Não esqueça das especiarias: são elas que vão acelerar a perda de peso!

Proteína

Frango*
Rico em proteína e pouca gordura. Quanto juntar ao caldo: 150 gramas cozido (150 cal), desfiado ou em cubos e refogado com cebola.
Ovo
Fonte de proteína completa, sacia e adia a fome. Quanto juntar ao caldo: 1 ovo cozido (75 calorias) em cubos ou estale o ovo cru e cozinhe por 10 min.
Quinua
Garante proteína magra e de fácil absorção. Quanto juntar ao caldo: 2 colheres (sopa) da quinua em grão (70 calorias). Ferva por
10 min.
Muss. de búfala
É um dos queijos com mais proteína e cálcio e menos sódio. Quanto juntar ao caldo: 1 bola média de mussarela (85 cal) cortada em cubos.

Carboidrato

Arroz integral
Rico em fibras, engorda menos que o branco e sacia mais. Quanto juntar ao caldo: 2 colheres (sopa) de arroz integral cozido (155 calorias).
Aveia
Traz betaglucana, tipo de fibra que atua nos hormônios que regulam a fome. Quanto juntar ao caldo: 1 col. (sopa) de aveia (90 cal). Ferva por 2 min.
Inhame
Tem carboidrato e melhora o emagrecimento. Quanto juntar ao caldo: 1 pires (café) de inhame cozido (50 cal) em cubos e refogado.
Macarrão integral
Por ter fibras, engorda menos e sacia mais que o macarrão refinado. Quanto juntar ao caldo: 1/2 xícara (chá) de macarrão cozido (60 calorias).

Hortaliça

Abóbora
É magra e tem fibras. Por isso, sacia sem engordar. Quanto juntar ao caldo: 1 xíc (chá) de abóbora em cubos (40 cal) refogada com cebola.
Rúcula
Por trás do gostinho ardido dessa folha existem substâncias antiinflamatórias e digestivas. Quanto juntar ao caldo: 5 folhas (15 calorias). Ferva por 5 minutos.
Couve
Além de fibras, a couve é rica em magnésio e cálcio (bons para a saúde dos ossos). Quanto juntar ao caldo: 1 folha (15 cal) picada. Ferva por 10 min.
Acelga
Macia, a acelga combina bem com sopa. Ela é rica em fibras e magnésio. Quanto juntar ao caldo: 2 folhas picadas (20 cal). Ferva por 10 min.

Especiarias

Gengibre
O zingiberine, substância que dá o sabor ardido, eleva em até 20% a queima de calorias. Quanto juntar ao caldo: 1 pedaço (3 cm) de gengibre fresco ralado.
Canela em pau
Carrega substâncias estimulantes que aceleram o metabolismo e melhoram a circulação. Quanto juntar ao caldo: 3 pauzinhos. Ferva por 5 minutos.
Pimenta
Responsável pelo sabor ardido, a capsaicina reduz a fome e acelera a queima de calorias. Quanto juntar ao caldo: 1 ponta de pimenta vermelha picadinha.
Chá verde
Concentra fitoquímicos que desintoxicam e aceleram o metabolismo. Quanto juntar ao caldo: 1 col. (sopa) do chá preparado mais forte.
*É permitido trocar o frango por coxão mole

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares da Semana

AVISO IMPORTANTE!!! Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada!!!!