20 de mai. de 2011

Dieta Dukan – A dieta que fez Kate Middleton emagrecer para o casamento

dieta-dukan-princesa-kate-jennifer-lopez 

Dieta Dukan – A dieta que fez Kate Middleton emagrecer para o casamento

Desde o anúncio do noivado com o príncipe William, Kate Middleton emagreceu a olhos vistos. E olha que, em novembro, quando apareceu ao lado do noivo para falar do casamento, a futura princesa já estava magrinha. Não se sabe ao certo quantos quilos Kate perdeu, mas diz-se na Inglaterra que ela saiu do manequim 42 para o 38 em poucos meses e teve até de apertar o anel de noivado para não perdê-lo.


O segredo da perda de peso – que até causou polêmica no Reino Unido – foi a dieta Dukan, que seria responsável também pela magreza de Penélope Cruz e Jennifer Lopez pós-parto.
O regime, bastante restritivo, foi criado há mais de uma década pelo médico francês Pierre Dukan. O programa alimentar ficou conhecido depois do lançamento do livro “Eu Não Consigo Emagrecer”, lido por mais de cinco milhões de pessoas.

A dieta Dukan consiste em quatro fases:
- uma de “ataque”, em que só se pode ingerir alimentos protéicos (carnes e laticínios magros, frutos do mar, frango sem pele e iogurte, por exemplo) e que dura no máximo dez dias;
- na segunda fase, são introduzidos legumes e verduras na alimentação (mas nada de milho, arroz, ervilhas e batata) até chegar no peso desejado.
- na terceira etapa, chamada de “transição”, consiste em manter o peso, repetindo o cardápio da fase anterior, e dá direito a uma fruta por dia e duas refeições livres por semana – que pode ser um doce ou fritura, por exemplo.
- na quarta fase, a de manutenção, nada é proibido, desde que com bom senso, e é necessário repetir a primeira fase uma vez por semana, sempre às quintas-feiras. Em todas as etapas, o médico sugere que a ingestão de ao menos 1,5 litro de líquido – além de água, pode-se tomar chá e café – e de 1,5 colher de farelo de aveia diariamente.
Entre os malefícios da dieta, o livro ressalta a possibilidade de boca seca, mau hálito, problemas renais e prisão de ventre.
Dieta DUKAN causa polêmica com nutricionistas
Mas nutricionistas são categóricos ao afirmar que uma dieta tão restrita não tem boas consequências para a saúde.
Para Roberta Silva, nutricionista do portal Cyber Diet, a dieta é inadequada para quem quer emagrecer com saúde. “Eu não indicaria este tipo de dieta para ninguém, principalmente quem tem diabetes ou hipertensos”, diz. “Acredito que o atraente para as pessoas é que elas podem emagrecer, e provavelmente de forma rápida. Mas isso pode trazer muitos prejuízos à saúde. Consumir uma grande quantidade de proteína pode comprometer os rins. E se não houver o consumo de legumes, verduras e frutas, poderá acarretar a deficiência de vitaminas e minerais, ocasionando outros prejuízos. Além disso, mesmo a gordura é necessária para absorção de algumas vitaminas”, explica.
A nutricionista explica que a falta de carboidratos pode causar cansaço, mau humor e até mesmo problemas no sistema nervoso. “O cérebro precisa do carboidrato diariamente, então pode comprometer a integridade do sistema nervoso central. Além disso, é comum que pessoas que já experimentaram dietas sem carboidrato tenham alterações de humor, impaciência, cansaço, irritabilidade e outras sensações desagradáveis, como mau hálito”.
Roberta ressalta que algumas das orientações da dieta Dukan podem, sim, ser benéficas para quem quer perder peso, desde que associadas a uma dieta equilibrada. “Beber água, por exemplo, é importantíssimo para emagrecer, faz com que o sistema renal funcione bem, evitando a retenção de líquidos, além de contribuir com o bom funcionamento intestinal e outras funções”, diz a nutricionista. “Ingerir farelo de aveia também é uma boa recomendação. A aveia é um excelente cereal que contém fibras e possui substâncias antioxidantes, que ajudam a aumentar o colesterol HDL, o bom e diminuir o colesterol LDL, o ruim, favorecendo o controle de colesterol total no sangue”.
fonte: gazetaweb.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares da Semana

AVISO IMPORTANTE!!! Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada!!!!