1 de abr de 2013

Como controlar o consumo de doces?


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A vontade de comer doces pode estar associada a queda da serotonina, neurotransmissor
responsável pela regulagem do sono, prazer, saciedade, humor, entre outros
Foto: Danilo Borges 
Por Monique Zagari Garcia

Doces, doces, doces... Abrir mão dessas tentações pode ser uma tarefa árdua, não é mesmo? Mas, como você já deve ter ouvido por aí, é sempre bom controlar seu consumo e evitá-los, pois não são saudáveis. De acordo com Juliana Zanetti, nutricionista do Hospital São Camilo (SP), o açúcar é chamado de “caloria vazia” por não ter nenhum valor nutricional agregado ao alimento. E sim, o consumo em excesso pode levar a problemas como obesidade e aparecimento da diabetes. “Aquela enorme vontade de comer doces pode estar associada a algum desequilíbrio metabólico, como a queda na produção da serotonina. Quando sua concentração está baixa, sentimos mais vontade de ingeri-los”, explica.
Selecionamos algumas dicas para que você controle o consumo das guloseimas. Confira:

Reduza o consumo (mas vá com calma!) 

“Se a vontade de comer doces é muito grande, não pare de consumi-los de uma vez por todas. O ideal é reduzir o consumo gradativamente. A parada repentina geralmente dura alguns dias e, muitas vezes, a pessoa sofre com um efeito rebote, abusando mais ainda dos doces”, conta André Veinert, nutrólogo de Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso (SP).

Menos calorias e mais saúde

Anote as dicas de André: diariamente, faça três refeições principais duas pequenas refeições nos intervalos (isso ajudará a controlar os níveis glicêmicos, diminuindo a sua fome). Não deixe de se alimentar corretamente, pois isso ajuda a diminuir o desejo por doces depois do almoço ou jantar. Troque os doces por frutas in natura, frutas secas. Busque alternativas como gelatinas light com pedaços de frutas e frutas com iogurte light. Frutas como maçã, pera ou banana podem ser cozidas até em micro-ondas com canela e cravo, e é uma ótima opção de sobremesa mais saudável e que pode suprir a necessidade de comer doces.

Controle o emocional

“Controlar-se emocionalmente evita a compulsão alimentar”, garante Juliana Zanetti. Caso tenha dificuldades para assumir esse controle e usa os doces como válvula de escape para os seus problemas, o nutrólogo André afirma que é importante que procure ajuda. “Também não os elimine totalmente da dieta enquanto não buscar um suporte emocional e, sobretudo nutricional adequado”, adverte.

Mantenha as guloseimas beeeeem longe!

Segundo André Veinert, para resistir à tentação, não carregue doces na bolsa e evite deixá-los estocados no armário. “Manter as guloseimas por perto só aumenta a vontade de ingeri-las”, acredita. Por isso, evite guardar balas, chocolates e outros docinhos em casa ou até mesmo no escritório.

Aproveite para consumir os alimentos certos

“Alimentos como a melancia, melão, morango, banana, ameixa seca, damasco, castanhas, amêndoas, nozes e barras de frutas são indicados para controlar a vontade de consumir doces”, destaca Juliana Zanetti.

Pratique atividade física regularmente

“A prática regular de atividade física ajuda muito a resistir aos doces. Com o exercício também são liberadas substâncias no cérebro que nos dão sensação de prazer, melhoram o humor, diminuem a ansiedade e consequentemente a vontade de ingerir doces. Além disso, melhora a capacidade cardiovascular e a qualidade de vida”, ressalta André Veinert.
Atenção: esqueça a ideia de pular refeição ou diminuir quantidades para, mais tarde, comer uma sobremesa. “Essas táticas geralmente não funcionam, pois acabamos comendo maisnas refeições posteriores ou ficamos “beliscando“ sem perceber. O resultado é um aumento nas calorias diárias ingeridas, que muitas vezes nem é percebida”, alerta André Veinert.
{Por http://corpoacorpo.uol.com.br}

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