30 de jul. de 2012

Expert revela segredos para manter a pele sempre bonita

Confira entrevista com Olivier Courtin-Clarins, autor do livro
"Seis Passos para uma Pele Ótima em Qualquer Idade"
Reportagem: ELLE - Edição: MdeMulher
Conteúdo do site Elle
Mulher com a pele lisa
É preciso cuidar da pele desde cedo
Foto: Getty Images

"Escute sua pele. Saiba do que ela precisa em todos os momentos e situações. Dê a ela uma atenção personalizada e o cuidado que ela merece." Com essa frase, Olivier Courtin-Clarins inicia seu livro "Seis Passos para uma Pele Ótima em Qualquer Idade", recém-lançado no Brasil.

O expert começou sua carreira como ortopedista, mas o peso do sobrenome, a herança da marca e a paixão pela pesquisa fizeram com que ele se tornasse diretor de uma das maiores empresas de cuidados da pele do mundo.

O que fazer para ter a pele bonita?
É preciso começar desde cedo, entre 18 e 20 anos. Limpar, hidratar, esfoliar e proteger são os cuidados básicos. Fazendo isso, você evita problemas, mesmo tendo propensão genética para acne, manchas ou rugas. O segredo é fazer o que a pele pede e se adaptar a ela.

Quais os erros mais comuns?
São vários. Agredir a pele é o pior deles, ao usar produtos inadequados, tomar sol sem proteção e aplicar cremes de forma errada. As pessoas têm a mania de esfregar o rosto. O ideal é fazer movimentos circulares e ir esticando a pele, como se tivesse fazendo um lifting.

O que você leva em conta ao desenvolver uma linha?
Primeiramente, a eficácia. Mas hoje em dia notamos que há a preocupação com o sensorial. O produto volta até dez vezes para o laboratório a fim de acertarmos. Esse é um dos critérios mais importantes porque, se o toque não é agradável, ela não vai usá-lo com a mesma frequência.
Olivier Courtin-Clarins
O especialista Olivier Courtin-Clarins
Foto: Reprodução/ELLE

Qual o principal desafio das marcas de cosméticos?
Manter a pele jovem e saudável sempre, respeitando a idade da consumidora. Porque é possível resgatar a luminosidade mesmo com rugas. Depois dos 50 anos, há a desorganização da derme e muitos fatores internos e externos que atrapalham o processo de reestruturação. Hoje o foco dos nossos estudos está na proteção das células-tronco, que, quando feita corretamente, prolonga sua ação ao produzir os elementos que dão firmeza e viço. E isso ainda é um desafio para os pesquisadores. Inclusive, é bom deixar claro que nós investigamos a preservação dessas células, e não como repará-las. Isso seria um milagre. Há quem diga que faça, mas não é verdade. E, se fosse, seria muito perigoso.

E o papel dos filtros solares nessa proteção?
Eles barram os raios UV e alguns também preservam o DNA da célula. Recomendo que sejam usados desde cedo nas crianças em forma de filtros físicos, à base de óxido de zinco e dióxido de titânio (aqueles que deixam a pele branca). Para os adultos, indico uma mistura com os químicos. Isso resulta na proteção adequada, sem que se perca a cosmeticidade.

0 comentários:

Postar um comentário






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares da Semana

AVISO IMPORTANTE!!! Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada!!!!