1 de abr. de 2011

O QUE É A GINÁSTICA CEREBRAL


O QUE É A GINÁSTICA CEREBRAL

INTRODUÇÃO Hoje, é grande a preocupação das pessoas em melhorar sua qualidade de vida, para que possam enfrentar, com maior possibilidade de sucesso, as diversas situações que surgem no dia-a-dia da vida pessoal e profissional.
Há um consenso de que, para se obter e manter uma boa qualidade de vida, não é suficiente desenvolver apenas o potencial físico, preparando o corpo através de ginástica, exercícios e atividade aeróbica. Numa visão holística do ser humano, é necessário também o desenvolvimento do potencial interno.  

O interesse pelo desenvolvimento físico deve ser igual ao interesse pelo desenvolvimento emocional e psicológico. Mas, ao contrário do que ocorre com a “febre” do condicionamento físico, que leva milhares de pessoas às academias, parques e à compra de equipamentos específicos, não se percebe a mesma movimentação no sentido de uma preparação interna, com atividades que desenvolvam o saber, a concentração, a inteligência, a disposição, a criatividade e o reforço das forças interiores.

O cuidado com o espírito e a consciência é tão necessário no momento atual quanto a preparação do corpo, e deve ser uma preocupação de todos nós. É o que irá levar ao despertar de todo o nosso potencial como indivíduos, através da fundamental integração entre mente e corpo.

O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL
Um importante (se não o mais importante) órgão do corpo humano, responsável pela inteligência e pelos sucessos e insucessos pessoais e profissionais, é o cérebro, a estrutura mais complexa existente e o mais desafiante instrumento criado pela natureza. Tão importante que é o único órgão que tem uma “embalagem” rígida para sua proteção, que é o crânio.

É ele que cuida não só da manutenção da nossa vida como, também, das nossas emoções, da capacidade de raciocinar mais claramente, da facilidade maior ou menor de encontrar soluções para as diversas situações enfrentadas, pelo desenvolvimento da criatividade, pela nossa inteligência e pela aprendizagem.

Ao contrário dos demais órgãos, o cérebro é o único que pode melhorar seu desempenho com o passar do tempo, quanto mais for utilizado. Um cérebro que está sendo constantemente exigido, treinado, utilizado e desafiado, terá um desempenho cada vez melhor; independente da idade da pessoa.

O TREINAMENTO DO CÉREBRO
E como o cérebro é treinado? Como podemos melhorar seu desempenho? Existem diversas maneiras e uma delas é através da utilização da técnica chamada GINÁSTICA CEREBRAL.
O QUE É GINÁSTICA CEREBRAL?

O cérebro funciona através dos estímulos que recebe dos sentidos da audição, visão, olfato, tato, e paladar, que estão constantemente municiando-o de informações que captam do ambiente.
Estas informações são recebidas e transformadas em descargas elétricas e transmitidas de neurônio para neurônio (as células do cérebro) através dos dendritos e sinapses (ligações cerebrais entre neurônios) para as diversas memórias que compõem nosso cérebro, onde ficam arquivadas aguardando o momento de serem utilizadas.

Poderíamos pensar que mais inteligente será uma pessoa quanto mais informações forem captadas pelos sentidos e arquivadas nas memórias cerebrais. Mas será isso mesmo? É assim que funciona?

Não é bem assim, porque não basta, apenas, ter as informações arquivadas nas memórias cerebrais. A medida da inteligência é dada, principalmente, pela rapidez e pela presteza com que essas informações são resgatadas no arquivo cerebral onde estão arquivadas, são cruzadas com informações que vêem de outros arquivos, e colocadas à disposição da pessoa para as decisões necessárias.

Para que todo esse trabalho de resgate e cruzamento de informações aconteça com eficácia e rapidez, é preciso que o cérebro esteja com todos os seus “caminhos de informação” ou sinapses devidamente desimpedidos, ativos, em forma e prontos para serem utilizados. Só assim as informações arquivadas serão resgatadas no momento certo, no tempo necessário e circularão com rapidez, auxiliando nas decisões.

Daí a necessidade do cérebro ser constantemente exercitado para “abrir” os caminhos e aumentar as ligações, e isso pode ser feito através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, acessam e estimulam partes específicas do cérebro, antes pouco utilizadas e desconectadas do conjunto cerebral.

Como o cérebro é dividido em duas partes chamadas hemisférios (direito e esquerdo), e como essas duas partes são responsáveis por atividades e controles diferentes no corpo, é necessário ativar e estimular esses hemisférios para que trabalhem simultânea e integralmente, oferecendo a possibilidade de utilização do cérebro de maneira total, em todo o seu potencial. Esses movimentos têm, também, essa finalidade.

Esta é a base da GINÁSTICA CEREBRAL, desenvolvida a partir da década de 70 por uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia, coordenada por um médico indiano radicado nos

Estados Unidos chamado Paul Denisson, que uniu a pesquisa científica de laboratório com alguns princípios de filosofias e técnicas orientais, como o tai chi chuan, acupuntura, yoga e outros, criando uma série de exercícios.

Executados diariamente, esses exercícios têm, entre outros objetivos, “dar a partida” ao cérebro de maneira que possamos aproveitar eficazmente todo o seu potencial, tornando-o mais alerta, mais claro na maneira de pensar, mais energético e mais positivo.
VANTAGENS DA GINÁSTICA CEREBRAL

Os exercícios da GINÁSTICA CEREBRAL têm, como um dos seus méritos, o fato de serem de fácil assimilação e execução por qualquer pessoa de qualquer idade, sem necessidade de um acompanhamento técnico para sua realização, pois são todos exercícios físicos baseados em  movimentos naturais.

Qualquer pessoa informada de como realizá-los, como e porque devem ser feitos e quais as vantagens que eles trazem, pode começar a trabalhar seu cérebro imediatamente, de maneira a torná-lo mais positivo e energético, pois não existe nenhuma contra-indicação.

As vantagens da GINÁSTICA CEREBRAL são evidentes. Com o cérebro exercitado vivemos mais e melhor, evitando ou diminuindo os efeitos de alguns problemas característicos da velhice, como a perda de memória e a senilidade. Desenvolvemos, também, um entendimento melhor das coisas, despertamos a criatividade e aumentamos a capacidade de aprendizagem de raciocínio e de memória, utilizando todo o nosso potencial cerebral.
GINÁSTICA CEREBRAL NO TRABALHO

No trabalho, a GINÁSTICA CEREBRAL propicia facilidades como falar em público com mais desenvoltura, participar mais produtivamente de reuniões, entender melhor as coisas que são faladas (imagine a importância disso para quem trabalha com telemarketing, ou quem participa de reuniões), elaborar melhor planejamento e agenda de trabalho e aumentar a capacidade de concentração.

Como alguns exercícios são específicos para aumentar o magnetismo pessoal, o desgaste diminui durante o dia de trabalho e o rendimento profissional aumenta. Um vendedor, por exemplo, com seu magnetismo pessoal aumentado, se posiciona melhor frente ao cliente.

A GINÁSTICA CEREBRAL também ajuda no combate ao estresse, um dos males do homem moderno. Movimentos específicos ativam partes do cérebro onde, geralmente, o estresse se acumula, provocando seu desaparecimento e liberando essas regiões para acumularem energia positiva.

Com a prática constante da GINÁSTICA CEREBRAL o cérebro torna-se mais ativo, energético e disposto para o trabalho e nos torna pessoas mais inteligentes, com  auto-estima reforçada e vitoriosas em nossa vida pessoal e profissional.

GINÁSTICA CEREBRAL é marca registrada da SERAP

COMO ATUAMOS: WORKSHOP GINÁSTICA CEREBRAL
Método de ativação do cérebro, desenvolvido nos Estados Unidos na década de 70 pelo Dr. Paul Dennison e que, agora, chega ao Brasil. Através de instrutor devidamente habilitado, demonstramos aos participantes uma série de exercícios que, comprovadamente, estimulam partes específicas do cérebro, fazendo com que áreas antes pouco utilizadas passem a fazer parte do circuito normal de memória e raciocínio.

Esses exercícios também desenvolvem a integração entre os dois hemisférios cerebrais - base da Ginástica Cerebral - e aproveitamos para realizar pequenos mas importantes testes de memória, procurando mostrar aos participantes que aspectos deverão ser desenvolvidos.

O Workshop é prático e os participantes recebem apostila com a série de exercícios que deverão ser feitos diariamente, no sentido de aumentar a potencialidade do cérebro e, por conseqüência, a inteligência. É um programa simples de ser apreendido e seguido.
DURAÇÃO: 4 horas

EXERCÍCIOS
 A Ginástica Cerebral®, desenvolvida pelo Doutor Paul Dennison, é composta por uma série de mais de 30 exercícios, cada um deles com sua utilidade específica: melhorar a audição e a visão, aumentar a capacidade de concentração, eliminar o estresse e outros. Em nossas reuniões, apresentamos os 7 exercícios que o Dr. Dennison chama de “exercícios básicos para dar partida ao cérebro”. São exercícios que devem ser executados todos os dias, ao se levantar, para preparar o cérebro para enfrentar as tensões, estresse e correrias de toda hora.

Esses exercícios poderão ser repetidos durante o dia, nas ocasiões em que se sinta necessidade de uma ajuda para melhorar a atuação cerebral: reuniões, contato com clientes, participação em palestras, ouvir uma exposição, fazer um relatório, falar em público ou preparar um planejamento.  
São exercícios simples de serem executados, não precisam de apoio profissional e não têm contra indicações, pois são todos movimentos naturais do corpo. Mas os resultados podem ser sentidos de maneira bastante positiva por quem os pratica.
Peça por e-mail a programação de palestras abertas a serem realizadas em sua região.

0 comentários:

Postar um comentário






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares da Semana

AVISO IMPORTANTE!!! Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada!!!!