28 de mar de 2011

Cabelos - O passo a passo da hidratação perfeita

Cabelos hidratados
Para absorver o creme hidratante, o cabelo deve estar bem limpo
Foto: Dreamstime

Cabelos O passo a passo da hidratação perfeita

Especialistas revelam as 12 etapas imprescindíveis para você garantir resultados impressionantes na recuperação dos cabelos

ANTES
1. Sinal vermelho Cabelo exposto ao sol, à água do mar, ao cloro, à tintura e outras químicas tende a ressecar. A solução? Hidratação! "Sobretudo se você notar que os fios estão arrepiados, opacos, mais embaraçados ou com pontas duplas", ensina o cabeleireiro Bruno Fernandes, da VIS.

2. O produto ideal Entre os ativos imprescindíveis na composição do creme estão o óleo de plantas (shoera e palma), "que garantem maciez e desembaraço", conforme ensina o cabeleireiro Ruben Navarro, do Walter's Coiffeur; e óleos de damasco, camelina e ceramidas. "O primeiro nutre, o segundo dá brilho e o terceiro reconstrói a fibra".

3. Madeixas limpas Para melhor absorção, os cabelos devem estar livres de impurezas. Se você não tem o xampu de limpeza, apenas repita o produto usado diariamente. E não use condicionador: ele fecha a cutícula do cabelo, dificultando a absorção do creme.

4. Fios secos Elimine o excesso de umidade. Com uma toalha de rosto, retire 80% da água dos cabelos. Assim, você equilibra o PH dos fios, o que aumenta a capacidade que as cutículas têm de absorver o creme.

5. Sem enrolação Desembarace o cabelo com um pente de dentes largos. É a melhor maneira de garantir uma aplicação uniforme do creme.

Dica: Para saber a temperatura ideal da água, teste-a na sua pele. achou quente demais? Esfrie-a até deixá-la quase morna. Esse cuidado evita o que poderia ser uma nova agressão aos fios.


Mulher lavando cabelo
Evite aplicar o creme desde a raíz do cabelo
Foto: GettyImages

DURANTE

6. Aplicação benfeita Antes de começar, calcule três dedos a partir da raiz. Então, passe o creme a partir dessa marcação, descendo em direção às pontas. A explicação: quando você aproxima o creme da raiz do cabelo, aumenta a oleosidade da região.

7. Quantidade sob medida Separe mechas com largura de dois dedos e, para cada uma delas, aplique creme numa quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda de R$ 0,25. Use as mãos, no sentido de cima para baixo.

8. Acelere a hidratação Fontes de calor aumentam a velocidade da hidratação. Você pode usar, por exemplo, uma touca térmica por 15 minutos.

Confira outros truques infalíveis:
- Faça um coque e enrole um pedaço de filme plástico em toda a cabeça. Aguarde 20 minutos.
- Coloque a touca plástica desde as pontas do cabelo, sem enrolar. Aguarde 30 minutos.
- Use o vapor do banheiro quando alguém tomar banho! Então, aplique o creme e fique no banheiro por meia hora para que o calor acelere a hidratação.

Dica: Cuidado com a quantidade de creme! Se exagerar e aplicar mais do que o indicado, na certa terá dificuldade para tirar o produto. E os fios, claro, ficarão oleosos em menos tempo.

Mulher penteando o cabelo
Use um pente com dentes largos para desembaraçar as mechas enquanto enxagua
Foto: GettyImages

DEPOIS

9. Lave outra vez Tire a touca térmica (o filme plástico, a touca ou qualquer outra fonte de calor que tenha utilizado) e entre no chuveiro. Verifique se a água está fria; assim, você faz as cutículas do cabelo se fecharem e os fios ganham brilho.

10. Com o pente na mão Tenha paciência nesta etapa para retirar todo o creme de hidratação. Uma boa dica é usar um pente com dentes largos para desembaraçar as mechas enquanto enxágua. Fuja dos pentes de dentes finos e pequenos, que podem quebrar os fios. Em seguida, deslize as mãos por todo cabelo, garantindo que o creme foi embora.

11. Secar ou não? Use a toalha para tirar o excesso de água dos fios. Evite esfregá-los para não agredi-los. Então, você decide se quer deixar secar naturalmente ou usar o secador. Mas "aplique um produto termoativado antes disso", alerta Ruben. Como sua ação começa ao entrar em contato com o secador, protege a fibra capilar. "Sem ele, a hidratação perde todo o efeito", orienta o profissional.

ATENÇÃO: Mantenha o hábito de aplicar o termoativado antes de usar a chapinha!

12. Manutenção essencial A hidratação feita em casa deve ser frequente para manter o cabelo macio e brilhante. "Quem tem cabelo tingido e danificado por química pode hidratar toda a semana", ressalta o cabeleireiro Bruno Fernandes. Se você tem fios virgens, repetir esse ritual a cada 15 dias já basta!

Dica: Se prefere deixar o cabelo secar naturalmente, use o ar quente do secador apenas na raiz para eliminar a umidade do couro. Esse truque reduz a oleosidade.
Conteúdo do site VIVA!MAIS

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares da Semana

AVISO IMPORTANTE!!! Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada!!!!