12 de jan de 2011

O sal e suas variações mais saudáveis

Foto reprodução

Existem vários tipos de sal e todos dão um gostinho a mais ao prato, mas as semelhanças param por aí, como publicou a revista Saúde. Nem mesmo a quantidade de sódio, o principal componente desse condimento, é idêntica entre eles – taí uma ótima notícia para quem não abre mão do saleiro por perto, mas não quer prejudicar a saúde. Dá para escolher as versões com doses menores de sódio para levar à mesa.

Veja quais são os tipos existentes no mercado: 

Light: possui apenas metade da quantidade de sódio encontrada no sal branco refinado. É menos salgado e mais amargo, porém um alívio e tanto para as artérias. Só não é indicado para quem tem problemas renais, por também conter cloreto de potássio.

Rosa do Himalaia: fornece mais de 80 minerais e cerca da metade do sódio encontrado no sal comum. Por isso, é uma boa opção para os hipertensos e para quem quer proteger o coração. Também tem grande concentração de carvão purificado e sabor delicado. Desfaz-se facilmente na boca e s emistura perfeitamente ao entrar em contato com alimentos quentes. Ótimo para o preparo de salmão, crustáceos, massas e saladas.

Negro: o gosto se assemelha ao da gema do ovo, por causa da alta concentração de enxofre e ferro. Tem textura crocante e é muito solúvel. Ideal para temperar molhos de saladas e de massas. Vai bem também no preparo de carnes.

Flor de sal: uma das versões mais delicadas e ideal para dar um toque final à comida. Combina com carnes vermelhas, mas deve ser usado com muita moderação, porque contém grande quantidade de sódio. Também esbanja iodo, potássio e magnésio.

Rosa do Peru: seus grãos rosados tê um elevado índice de umidade, dando uma aparência grudenta, além de sabor forte. Está entre as opções com menor taxa de sódio e é ideal para temperar peixes, frutos do mar e aves.

Defumado: tem gosto levemente adocicado e é cinza. É bastante versátil e combina com pratos vegetarianos, carnes, aves e peixes. Cuidado, porque tem a mesma quantidade de sódio do sal comum.

Havaiano: tem tom avermelhado e sabor ferroso, porém suave.  Vai bem com molhos, saladas vegetais e grelhados de carne vermelha. Seus grãos são um pouco mais espessos que os do sal comum e sua quantidade de sódio é alta. Use com moderação.

Azul ou sal marinho: vai bem com carnes e mariscos, porque potencializa o sabor natural dos alimentos. É minimamente processado e, por isso, preserva melhor seus nutrientes, além de não receber aditivos químicos.http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares da Semana

AVISO IMPORTANTE!!! Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada!!!!