5 de jan. de 2011

O cardápio que combate o estresse

Foto Getty Images

Hábitos de vida saudáveis podem proporcionar melhor qualidade de vida, saúde, relaxamento e bem-estar. E um dos fatores primordiais para combater o cansaço, a fadiga e o estresse é o cuidado com a alimentação. 

Veja algumas dicas de especialistas para vencer esse mal:   
- Ingestão de cafeína, açúcar refinado e sal em excesso podem agravar ou predispor o organismo ao estresse. Substitua-os por  chás de camomila, erva doce ou café de cevada, açúcar mascavo e sal light.
- Procure ingerir alimentos fonte de magnésio, que atuam no relaxamento da musculatura. Boas fontes são castanhas, nozes, semente de abóbora, aveia, arroz integral e trigo.
- O consumo de gergelim, tofu e quinua também ajudam, pois são importantes fontes de cálcio — substância que atua juntamente com o magnésio na prevenção de doenças cardiovasculares.
- A deficiência de  ferro pode acarretar uma menor resistência a infecções. O mineral está presente na farinha de soja, feijão azuki, açúcar mascavo e melado.
- A vitamina C encontrada em frutas cítricas, goiaba e acerola estimula o sistema de defesa do organismo. 
- As vitaminas do complexo B também são importantes para o fornecimento de energia e aumentar a disposição do organismo: levedo de cerveja, arroz integral, trigo, granola, dentre outros.
- Inclua alimentos fonte de antioxidantes presentes em oleaginosas como castanha do Pará, nozes, avelãs e gérmen de trigo.
- A ingestão de líquidos deve ser feita durante todo o dia, a fim de manter o organismo hidratado. Água de coco e sucos de frutas naturais são excelentes opções.
Fonte: Thais Souza e Natalia Lautherbach – Nutricionistas da Rede Mundo Verde

0 comentários:

Postar um comentário






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares da Semana

AVISO IMPORTANTE!!! Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada!!!!