17 de jan. de 2011

Como evitar a retenção de líquidos?

Nada mais incômodo do que sentir a calça apertar de repente ou notar o aumento de peso mesmo quando a alimentação não mudou. O problema? Retenção de líquido! A boa notícia é que ela tem solução e pode ser evitada com simples, mas eficientes hábitos.

A
Revista WOMEN’S HEALTH listou alguns dos sugeridos pela nutróloga Tamara Mazaracki:

- Procure reduzir a quantidade de sal na alimentação, principalmente nas refeições feitas após as 18 horas. Uma ótima sugestão é também trocar o sal refinado pelo marinho, que mantém os microorganismos perdidos no processo de refinação. Para usá-lo, é fácil: “Compre sal grosso e moa no liquidificador junto com alguma erva desidratada, como salsa, alecrim ou orégano”, aconselha Tâmara.

- Para não perder o sabor dos alimentos com a redução do sal, acrescente algumas ervas frescas ou secas nos pratos: manjericão, alho, cebolinha, alho-poró, noz-moscada, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, canela, gengibre…
- Evite alimentos industrializados, pois quanto mais natural a dieta, melhor será a capacidade de drenagem do corpo. Não dispense hortaliças e frutas.

- As hortaliças de melhor poder diuréticos são: aipo, salsa, chuchu, agrião, pepino, repolho, tomate, berinjela, cenoura, aspargos, alcachofra, alface e broto de feijão.

- Já com relação à frutas, dê preferência às mais aquosas, como melancia, melão, abacaxi, pêra, morango, maçã e maracujá.
(Matéria de Maria Carolina Balro para a revista WOMEN’S HEALTH)http://mdemulher.abril.com.br/blogs/

0 comentários:

Postar um comentário






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares da Semana

AVISO IMPORTANTE!!! Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada!!!!