17 de jan de 2011

Como evitar a retenção de líquidos?

Nada mais incômodo do que sentir a calça apertar de repente ou notar o aumento de peso mesmo quando a alimentação não mudou. O problema? Retenção de líquido! A boa notícia é que ela tem solução e pode ser evitada com simples, mas eficientes hábitos.

A
Revista WOMEN’S HEALTH listou alguns dos sugeridos pela nutróloga Tamara Mazaracki:

- Procure reduzir a quantidade de sal na alimentação, principalmente nas refeições feitas após as 18 horas. Uma ótima sugestão é também trocar o sal refinado pelo marinho, que mantém os microorganismos perdidos no processo de refinação. Para usá-lo, é fácil: “Compre sal grosso e moa no liquidificador junto com alguma erva desidratada, como salsa, alecrim ou orégano”, aconselha Tâmara.

- Para não perder o sabor dos alimentos com a redução do sal, acrescente algumas ervas frescas ou secas nos pratos: manjericão, alho, cebolinha, alho-poró, noz-moscada, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, canela, gengibre…
- Evite alimentos industrializados, pois quanto mais natural a dieta, melhor será a capacidade de drenagem do corpo. Não dispense hortaliças e frutas.

- As hortaliças de melhor poder diuréticos são: aipo, salsa, chuchu, agrião, pepino, repolho, tomate, berinjela, cenoura, aspargos, alcachofra, alface e broto de feijão.

- Já com relação à frutas, dê preferência às mais aquosas, como melancia, melão, abacaxi, pêra, morango, maçã e maracujá.
(Matéria de Maria Carolina Balro para a revista WOMEN’S HEALTH)http://mdemulher.abril.com.br/blogs/

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