7 de jan. de 2011

Cardápio contra o cansaço

Comece a espantar o desânimo logo de manhã: desfrute de uma tigela de cereais e leite. Os primeiros fornecem boas doses de energia e ainda ajudam o intestino a funcionar melhor. Isso deixaria as pessoas menos irritadas, dizem as pesquisas. Já o leite e seus derivados possuem  triptofano, que funciona como matéria-prima de uma outra substãncia, a serotonina, que controla o humor

O ferro das carnes vermelhas é mais um soldado no batalhão contra o estresse. Esse elemento participa do transporte de oxigênio nas células. Sem ele vêm o cansaço, o desânimo e a indisposição.

Acrescente também o selênio das castanhas-do-pará e a vitamina C das frutas cítricas em seu cardápio. Esses nutrientes têm ação antioxidante e varrem o cansaço para longe.

Se quiser manter o pique, leve para a mesa as vitaminas do complexo B — sua falta está relacionada à apatia.

Mais opções:
Por conter substâncias antioxidantes, a cenoura também é uma boa pedida para os estressados. Já a alface controla o nervosismo. Juntos contra a cara feia, o queijo e a uva formam uma dupla e tanto: ele é rico em triptofano e ela contém carboidratos.

A maçã e o maracujá ajudam a combater a ansiedade. Já o abacate também é fonte de triptofano, que participa na produção da serotonina, a substância cerebral aliada do bom humor.

O pimentão, por sua vez, é rico em vitamina C, bem-vinda contra o estresse.

Além da dieta
O melhor é procurar fazer pausas frequentes no trabalho, não esticar o expediente se estiver cansado e tentar manter horários regulares (e saudáveis) para dormir e comer.
Praticar exercícios regularmente também funciona muito bem!

0 comentários:

Postar um comentário






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares da Semana

AVISO IMPORTANTE!!! Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada!!!!