6 de dez. de 2010

7 diferenças entre açúcar mascavo e açúcar cristal


1 – O tipo mascavo nada mais é do que o açúcar bruto. Quase sem aditivos, ele não é submetido ao branqueamento e ao refinamento. Por isso, conserva bons teores de sais minerais. Já o cristal, granulado, fica no meio-termo dos processos industriais — o que o torna menos nutritivo.

2 – Uma colher de chá do açúcar mascavo, o equivalente a 4 gramas, fornece 15 calorias. O cristal, em contrapartida, garante um pouco mais de energia: quase a mesma quantidade contém 19,25 calorias.

3 – Para ter ossos mais resistentes, use açúcar mascavo. Ele é riquíssimo em cálcio, mineral que, além de prevenir a osteoporose, participa da coagulação sanguínea. Ele tem cerca de 3,40 miligramas de cálcio, contra 0,07 do açúcar cristal.

4 – Hipertensos, atenção: estes dois tipos têm sódio, mineral encontrado em doses generosas no sal e que, em excesso, ajuda a disparar os níveis da pressão.

5 – Quem faz atividade física precisa de muito potássio no organismo. E o açúcar mascavo é fonte riquíssima dessa substância. Ele contém 13,76 miligramas e o cristal tem 0,17 miligrama.

6 – O tipo mascavo tem também magnésio, importantíssimo para o funcionamento do sistema imunológico (o tipo cristal não contém magnésio).

7 – Os dois tipos de açúcar contêm selênio, mineral que barra a ação dos danosos radicais livres.
* Os valores referem-se a 1 colher de chá de açúcar mascavo e a mesma medida de açúcar cristal.
fonte: Revista Saúde -  http://mdemulher.abril.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares da Semana

AVISO IMPORTANTE!!! Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada!!!!