13 de out. de 2010

Chá: a bebida que cura

O uso de plantas com propriedades terapêuticas é uma prática milenar, atestada em vários tratados de fitoterapia das grandes civilizações há muito desaparecidas. Beber pelo menos uma xícara de chá por dia pode reduzir em 44% o risco de um ataque cardíaco. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo King`s College, de Londres. Segundo os pesquisadores, os benefícios vêm de poderosas substâncias encontradas nas ervas chamadas flavonóides, que têm propriedades antioxidantes, auxiliando no combate às doenças cardiovasculares.
No entanto, os chás não devem ser tomados somente quando estivermos doentes. Ele também pode e deve ser tomado como preventivo, fortalecendo o organismo contra doenças, aliviando o sistema digestivo e as demais funções. Mas, atenção: as dicas aqui contidas são coadjuvantes nos tratamentos de doenças, jamais devem substituir cuidados médicos apropriados, diagnóstico ou prescrição.

Veja os benefícios de cada tipo de erva

Camomila

Cidreira (Capim Limão):

Carqueja

Erva Doce

Hortelã

Chá Preto

Canela

Porangaba

Erva-Mate
É considerada ainda um ótimo remédio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular.
Fontes: Site Médico, Danielly Mesquita Figueiredo, especialista  em Nutrição Humana e Saúde e  nutricionista Ana Paula Souza.
: contém alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e cafeico), vitaminas (A, B1, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas. Por isso a erva-mate é considerada “um alimento quase completo, pois contém a maioria dos nutrientes necessários ao organismo. O seu consumo está ligado ao poder de estimular a atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos, combatendo a fadiga, a sede e a fome, sem deixar efeitos colaterais como insônia e irritabilidade. A erva também atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Age sobre o tubo digestivo, facilitando a digestão.
: altamente diurética, não laxativa, elimina o excesso de gordura e edemas. Tem ação tônica sobre a circulação e auxilia no emagrecimento. Auxilia no combate da fadiga, asma, bronquite, diarréias agudas, cólicas intestinais e inflamações renais. Ajuda a diminuir a barriga, estômago alto, pernas inchadas, gorduras localizadas, produzindo bem-estar sem agredir o organismo.
: indicada contra ulcerações da gengiva, mucosa da boca, dores estomacais, diarréia, calafrios, tosses, amenorréia, pressão baixa, respiração ofegante, espasmos e reumatismos. É estimulante digestivo, antisséptica e adstringente.
: alivia os sintomas de depressão e dor de cabeça. É tônico, energético, estimulante dos nervos, músculos e cérebro e auxilia no tratamento de obesidade.

Chá Preto com canela: mistura energética e estimulante.
: indicada para o tratamento da febre, vermes, espasmos, gases, sistema nervoso, inflamações uterinas, resfriado, faringite, tosse, afecções da garganta, coceiras, sarampo, inchaços, dor-de-cabeça, rinite, conjuntivite, cólicas, diarréia, problemas estomacais, intestinais e respiratórios. O chá é lactante, estimulante digestivo, antisséptico, descongestionante nasal, anestésico e analgésico.
: calmante, elimina mau hálito, toxinas da pele, gases intestinais, cólicas intestinais de criança e do ventre. Estimula o apetite, digestão, secreção biliar, restaura fluxo menstrual e aumenta o leite das lactantes. Bom contra azia, também utilizada na culinária como aromatizante.
: indicada para má digestão, cansaço físico, vermes intestinais, prisão de ventre, gastrite, azia, anemia, fígado, rins, diabetes, inflamações urinárias, próstata, colesterol, gota, gastrite, afecções do baço e angina. Auxilia no processo de desintoxicação e emagrecimento. É revigorante das funções genitais, diurético, antiasmática, antibiótica e depurativa.
garante boa noite de sono, alivia dores de cabeça e gases, melhora a  digestão, cólicas menstruais e intestinais, distúrbios renais, conjuntivites, tosse, espasmos, febres, diarréias, reumatismos, afecções do estômago, nervos e palpitações do coração. É sedativa, analgésica, calmante, diurética, depurativa e expectorante.
: alivia gases, desintoxica o fígado, auxilia no tratamento de reumatismo e da excitação nervosa, alivia enxaqueca, dores de dente, insônia, enjôos e é tônico para pele. Usado para cólicas em lactentes, regula o intestino. É também anti-inflamatório e calmante, utilizado em crises histéricas, depressivas e febres. Externamente utilizado para queimaduras do sol e irritação nos olhos.
:
Boldo
: estimulante da digestão, secreção biliar, distúrbios intestinais e hepáticos. Auxilia na cura de ressaca. O chá combate a prisão de ventre, gases e transtorno do fígado, além de ser  indicado em intoxicações alcoólicas.

0 comentários:

Postar um comentário






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares da Semana

AVISO IMPORTANTE!!! Muitas fotos são retiradas da Internet, se você detém algum direito autoral sobre alguma foto ou material postado aqui, entre em contato comigo,
eu o removerei ou colocarei os devidos créditos. Obrigada!!!!